Como criar sua carteira de papel para guardar seus bitcoins

Se você chegou até esse guia,  provavelmente decidiu comprar  há pouco tempo uma quantia em Bitcoin, o ativo financeiro com o ecossistema de serviços, infraestrutura e participantes que mais cresce no mundo.

Ter sido o investimento mais rentável da última década e prometendo repetir o feito na atual é motivo suficiente para chamar a atenção da maioria dos investidores. A rentabilidade é o fator que mais chama a atenção, mas essa é a consequência dascaracterísticas que fazem do Bitcoin um ativo financeiro único e excepcional.

Para possuir bitcoins, é necessário ter uma carteira para armazena-los com segurança. Portanto, vamos começar com a premissa que todos devem ter em mente:

Você e apenas você é responsável por seus bitcoins.
A segurança deles é um problema unicamente seu.

Estamos acostumados a ter um gerente no banco ou um número de atendimento ao cliente para o qual ligar toda vez que temos um problema. Isso ocorre por “nosso” dinheiro estar quase sempre custodiado por terceiros. Com o Bitcoin, o ideal é mantermos a custódia, assegurando a nossa soberania e controle sobre o valor armazenado no criptoativo de nossa propriedade.

Dito isso. vamos começar pela definição de carteira, no universo do Bitcoin.

Uma carteira é o que nos permite receber, armazenar e enviar bitcoins. Normalmente ela é formada por, pelo menos, uma chave privada e uma ou mais chaves públicas (também chamados de endereços).

A chave privada permite que o dono da carteira envie os bitcoins para endereços de recebimento de outras pessoas. Os endereços de recebimento permitem apenas a recepção e consulta de saldo e nunca o envio/retirada.

Se o dono da carteira perde sua chave privada, a carteira está irremediavelmente perdida e, com ela, todos os bitcoins armazenados. Não há como recuperar. Portanto, guarde bem a chave privada. Guarde em um cofre, não permita que pessoas não autorizadas tenham acesso a esse dado, que é literalmente a chave de acesso aos seus bitcoins.

Uma carteira de papel normalmente possui uma chave privada e uma chave pública (endereço).

Para criar sua primeira carteira, acesse https://segwitaddress.org/

Clique no botão igual à imagem abaixo:

Um quadro igual à imagem a seguir deverá surgir. O que você deve fazer é mover o ponteiro do mouse dentro do quadro até completar a barra de progresso do rodapé. Mova aleatoriamente, garantindo que o aplicativo de geração de carteira tenha dados randômicos suficientes para gerar sua carteira única e segura.

Após completar a barra de progresso, uma imagem semelhante à vista abaixo irá surgir.

Você deve imprimir essa página. Ela é sua carteira.

Do lado esquerdo, você terá sua chave pública (endereço) de recebimento. É essa sequência de caracteres ou qrcode que você precisará utilizar para receber bitcoins. Essa informação é pública e é seguro compartilhar com pessoas e empresas

Do lado direito, você terá a chave privada. Essa sequência de caracteres e o qrcode que está acima são para uso exclusivo seu. Não compartilhe com ninguém! Ela permite que você possa retirar seus bitcoins no futuro.

Você acaba de criar sua carteira de papel, uma vez que imprimiu a carteira gerada! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *